Buscar
  • Clã dos Bichos

O que fazer quando ao acariciar seu pet e você descobre uma bolinha, uma formação que não existia?

Muito comum durante o banho, ou no momento de uma carícia percebermos o aparecimento de uma formação em qualquer parte do corpo do seu Pet. E ai surge a dúvida, é só uma bolinha? Precisa retirar? Melhor esperar para ver se vai crescer? Será que precisa retirar?

Elas podem surgir em qualquer parte do corpo, nas diferentes idades e raças, na pele ou abaixo dela ( subcutâneo), móveis ou não, firmes ou macias, únicas ou multiplas. Podem variar desde o acumulo de gordura, até tumores malignos bem agressivos como os mastocitomas. Ou seja podem ser de origem benigna ou maligna.

Algumas podem ter o crescimento bem rápido, um indicativo de que provavelmente deve ser um tumor que necessita de avaliação o mais rápido possivel, para o planejamento adequado.

Há formações que devem ser retiradas com cirurgia, e quanto menor elas forem, menores serão as incisões, e mais rápida será a recuperação.

Em outros casos, podemos decidir por outros tartamentos como a quimioterapia ou eletroquimioterapia.

Portanto não perca tempo, ao observar o surgimento de qualquer nódulo consulte um Oncologista, pois a rapidez no diagnóstico e tratamento pode definir o sucesso e o melhor prognóstico para o Pet.



Dra. Marcia Yuke Kozaka

pós garduação em oncologia

CRMV 6039


3 visualizações

(11) 4787-1118 / 4137-4257 / 4244-3700

©2019 por Clă dos Bichos. Orgulhosamente criado com Wix.com